quinta-feira, 29 de março de 2012

Por que "arte inumerável"?

Vou começar as publicações deste blog, explicando o motivo da escolha deste nome de "Arte Inumerável". Sempre me perguntei o motivo de ter que se numerar os tipos de arte.
Para mim o conceito de "arte" sempre foi muito amplo e abstrato.

Segundo o dicionário virtual Michaelis em:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=arte

"arte ar.te sf (lat arte) 1 Conjunto de regras para dizer ou fazer com acerto alguma coisa. 2 Livro ou tratado que contêm essas regras. 3 Obra didática, que contém os princípios de alguma disciplina. 4 Execução prática de uma idéia. 5 Saber ou perícia em empregar os meios para conseguir um resultado. 6 Filos Complexo de regras e processos para a produção de um efeito estético determinado. 7 Habilidade. 8 Artifício. 9 Maneira, modo, jeito. 10 Profissão, ofício. 11 Manufatura. 12 Habilidade calculada, por vezes, inocente, mas, outras vezes, implicando dissimulação e hipocrisia; artimanha, astúcia, engano. 13 Maldade, malícia. 14 Ação ruim. 15 Travessura de criança; traquinada. 16 Sociol Objetivação social, isto é, coisa que, como os outros fenômenos culturais, é determinada, em forma e conteúdo, pela estrutura social. sf pl Certos aparelhos de pesca."

Os estudiosos de arte que me perdoem, sei da tentativa de classificação das artes por épocas de surgimento, por tipos de dimensões que ocupam predominantemente ou ainda pela apreciação preponderante (estática/dinâmica). Porém, prefiro aceitar minha ignorância e ser daqueles que assiste um show musical "ao vivo" para sentir a distância dos instrumentos (tridimensionalidade do som - quiçá,  sentindo a quarta dimensão), o "soco" das percussões, a acústica do local e observar as produções de palco, figurino, luzes e coreografias - ou seja - aproveitar o que considero a arte em sua totalidade.
Tenho gosto por querer tocar as esculturas nos museus.  Sentir o cheiro dos livros novos - aliás, conheço algumas pessoas que compartilham deste delicioso prazer.
Gosto de assistir animações, escutar as produções feitas exclusivamente para uma trilha sonora. A música, a imagem em movimento, as dublagens dos personagens.
Eu jogo tantos jogos, vivo vários momentos lúdicos. Vi jogos de computador onde a interação era feita somente através de textos, os chamados "livros jogo"que tinham a interatividade do leitor para o final da narração. Desenhos de cartas, sempre obras de arte (tanto as antigas de carteado comum, quanto aos novos desenhos dos "card games" atuais).
Peças de teatro e apresentações de dança ou ainda shows onde a participação e interatividade do público fazem parte.
Não digo a classificação seja perda de tempo, vejo que a importância dos textos "O Nascimento da Sexta Arte" e "Manifesto das Sete Artes" de Ricciotto Canudo tiveram grande influência na época - inclusive  política e econômica - cooperando também na análise e no desenvolvimento de outras formas de arte.
Mas prefiro não numerar e correr o risco de injustiçar alguma. Sempre prefiro uma classificação extensiva do que uma restritiva onde pode se cometer alguma injustiça.

Bem-vindos ao blog e espero contar com a ajuda de outras pessoas com assuntos relevantes e divulgação de eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário