O termo noir (leia-se “noar”) foi cunhado por críticos franceses para definir um novo gênero de filmes que surgiu nos anos 40, em Hollywood. Entretanto, há quem defenda que o noir é um estilo visual, caracterizado pela iluminação datição e pontos de vista psicológicos. Eu, particularmente, prefiro dizer que o noir foi, na verdade, um movimento cinematográfico.
Noir significa escuro - preto, negro - em francês. O termo foi cunhado nos anos 50 para definir este tipo de filme, um sub-gênero derivado dos filmes policiais na época e com características próprias. De fato, é bem difícil definir um noir. Então, como identificar um?
Destaquei algumas características facilmente identificáveis e próprias do estilo. Muitas são inerentes ao gênero policial. Vamos tentar identificá-las:
Crimes
O uso de iluminação parca é uma das marcas principais, herança de filmes de horror da década de 30 e do expressionismo alemão. Sombras dramáticas, alto contraste e iluminação low-key são elementos-chave do gênero.
Cenários urbanos
Os ambientes mais retratados são relacionados à vida noturna (ruas desertas, boates, becos escuros, bares, etc.), ao submundo dos crimes (armazéns de tráfico, casas de jogos e apostas ilegais, casas de prostituição, etc.), aos bastidores de lugares frequentados pela classe alta (hotéis de luxo, restaurantes chiques, etc.), etc. Mesmo de dia, percebe-se sombras, como nas salas de escritórios mal-iluminadas.
Corrupção
A corrupção não significa apenas as aventuras ilegais de detetives, políticos, policiais, empregados, etc., mas também a degeneração do caráter e da moral de uma personagem inicalmente íntegra. Entre as mais comuns estão o desenvolvimento de uma obsessão por um determinado assunto, objeto ou pessoa, e as motivações maquiavélicas (“os fins justificam os meios”) de uma personagem.
As personagens são arquétipos encontrados na maioria dos filmes policiais, porém com personalidades mais complexas e com moral ambígua e relativa. Não existe a classificação herói/vilão ou mocinho/bandido, pois a tênue linha entre o certo e o errado (o ético e o imoral, o bem e o mal, etc.) é rompida e distorcida. Vícios e defeitos são mais focados e transparentes. Detetives alcoólatras, policiais homicidas, políticos corruptos, informantes viciados, maridos ciumentos, bodes expiatórios, criminosos violentos, etc., e suas variações, são tipos comuns. As motivações das personagens são secretas e mutáveis de acordo com os acontecimentos. Uma das peculiaridades noir é a presença da femme-fatale (mulher-fatal, em francês), normalmente uma gananciosa e egoísta mulher capaz de simultaneamente amar e matar um mesmo homem.
Relações humanas frágeis e instáveis
Trust no one. Qualquer personagem é uma vítima e/ou um suspeito de uma potencial traição. Mesmo sendo cônjuge, familiar, amigo íntimo, colega de trabalho, etc., não importa. É fundamental nunca confiar em ninguém, pois sempre haverá alguém disposto a trair, próximo ou não. Seja por dinheiro ou por sexo. Assim, reviravoltas e complôs são elementos onipresentes em filmes noir.
Violência física e psicológica
Normalmente os filmes noir retratam pontos de vista violentos e pessimistas. Prepare-se para assistir à realidade nua e crua, que não dá espaço para príncipes encantados ou princesas ingênuas de contos de fada. Justamente por isso, nunca há a falsa indicação (ou sequer a menor insinuação) de que tudo acabará happily-ever-after. E usualmente não acaba.
Quase todas as personagens fumam ou bebem. Talvez pelo fato destes artigos terem sido sinônimos de moda, vício e degeneração na época. Closes em guimbas ou drinks são perspectivas comuns.
Elementos técnicos não-convencionais
Ângulos de câmera indiretos (pessoas filmadas em espelhos, filmagens através de vidros, etc.), uso de narrativa (narrativa não-linear, flashbacks, etc.), roteiro intrincado, fotografia expressionista, etc., são outras características sempre presentes nestas películas.
Estas características ajudarão a identificá-lo. Porém, o noir teve sua época e fim. Foi exclusivo das décadas de 40 e 50; foi um movimento, cuja realização os próprios criadores não possuíram ciência, até uma década depois, quando o surgiu o termo.
Trailer de Los Angeles - Cidade Proibida
Porém, atualmente existem diversas obras que se inspiram nos antigos clássicos. Mais que isso: tentam ressuscitar o gênero. Películas contemporâneas com este objetivo são chamadas de neo-noir. Por isso, fiz duas listas de recomendações. A primeira, composta por quinze exemplos dos anos 40 e 50, de mestres como Orson Welles, Billy Wilder, Alfred Hitchcock, e John Huston, é a Lista Clássica (sem ordenação):
- Double Indemnity (Pacto De Sangue, 1944)
- The Maltese Falcon (Relíquia Macabra, 1941)
- The Killing (O Grande Golpe, 1956)
- Notorious (Interlúdio, 1946)
- Touch Of Evil (A Marca Da Maldade, 1958)
- The Third Man (O Terceiro Homem, 1949)
- Laura (Laura, 1944)
- Sweet Smell Of Success (A Embriaguez Do Sucesso, 1957)
- Sunset Boulevard (Crepúsculo Dos Deuses, 1950)
- A Streetcar Named Desire (Uma Rua Chamada Pecado, 1951)
- The Night Of The Hunter (O Mensageiro Do Diabo, 1955)
- Strangers On A Train (Pacto Sinistro, 1951)
- Gilda (Gilda, 1946)
- Diabolique (As Diabólicas, 1955)
- The Big Sleep (À Beira Do Abismo, 1946)
Trailer de Pacto De Sangue
Já a segunda, a Lista Contemporânea, é composta por vinte filmes neo-noir, dos anos 60 até os dias de hoje. O neo-noir consegue fugir mais do gênero policial, espalhando-o por outros, como a comédia, a animação e a ficção-científica. Segue a lista (sem ordenação):
- The Usual Supects (Os Suspeitos, 1995)
- Chinatown (Chinatown, 1974)
- L.A. – Confidential (Los Angeles - Cidade Proibida, 1997)
- Dark City (Cidade Das Sombras, 1998)
- Sin City (Sin City - A Cidade Do Pecado, 2005)
- Blade Runner (Blade Runner - O Caçador De Andróides, 1982)
- The Black Dahlia (Dália Negra, 2006)
- Reservoir Dogs (Cães De Aluguel, 1992)
- Memento (Amnésia, 2000)
- Blue Velvet (Veludo Azul, 1986)
Trailer de Sin City - A Cidade Do Pecado
- Ghost In The Shell (O Fantasma Do Futuro, 1995)
- Oldboy (Oldboy, 2003)
- Drive (Drive, 2011)
- Taxi Driver (Taxi Driver - Motorista De Táxi, 1976)
- American Psycho (Psicopata Americano, 2000)
- Angel Heart (Coração Satânico, 1987)
- The Godfather (O Poderoso Chefão, 1972)
- Shutter Island (Ilha Do Medo, 2010)
- Who Framed Roger Rabbit (Uma Cilada Para Roger Rabbit, 1988)
- The Big Lebowski (O Grande Lebowski, 1998)
Trailer de Coração Satânico
Como fã das belíssimas obras noir (inclusive das recentes ótimas tentativas de renovar o gênero), espero que voltemos às sombras, onde o pesado clima de mistério, sedução e traição dominem novamente a Sétima Arte. Espero poder voltar aos braços da minha femme-fatale e rebater o seu doce e fatal bote. Ou não.
Daniel Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário