sexta-feira, 30 de março de 2012

Sêneca - Aprendendo a viver‏

Sêneca é um autor espanhol, nascido em 4 a.C. Dono de um pensamento estóico, ele é um filósofo que trata, na sua maioria, de questões éticas e relacionadas aos valores e pensamentos do homem.

No livro Aprendendo a viver, vemos uma compilação de cartas escritas ao seu amigo Lucílio, que compreendem vários pontos da existência humana. Um dos mais recorrentes - e mais temidos pelo ser humano - é o medo da morte. De acordo com Sêneca em uma das cartas, a vida deve ser aproveitada. "A vida é longa se vivida com plenitude.

Assim, ela está plena quando a alma tomou posse do bem que lhe é próprio e não depende senão de seu poder", afirma. Entretanto, de todo o livro, creio que uma citação em especial tocou fundo o meu pensamento: "Peço-te, Lucílio, que nossas vidas, como as pedras preciosas, valham não por sua duração, mas por seu peso".
Em outros textos, vemos Sêneca divulgando a sobriedade das maneiras, a frugalidade no comer, a necessidade versus a fortuna acumulada e o comportamento político.

Sêneca é, também, uma grande fonte para pessoas que buscam entender o pensamento da época, assim como a relação entre epicuristas e estoicistas. Percebi que lê-lo me fez mergulhar na história, perceber as diferenças entre aquela época e a atual.

Ler o livro Aprendendo a viver é, em última instância, dar-se conta da atemporalidadee e universalidade das grandes questões que cerceiam a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário