quarta-feira, 18 de abril de 2012

Martha Medeiros - Coisas da vida

Martha Medeiros é uma escritora gaúcha, colunista e poetisa.

No livro Coisas da vida, temos uma compilação das crônicas publicadas nos jornais Zero Hora e O Globo.

O mais interessante nessa autora é compartilhar das suas percepções sobre o mundo. Às vezes, vemos uma Martha mais leve, falando de assuntos como o pôr do sol, e em outras assistimos críticas ao status quo da sociedade. Na crônica A fórceps, ela fala da corrida diária que as pessoas fazem para dar conta de fazer tudo - é preciso ser eficiente, ser eficaz - e esquecem da importância de uns momentos de calmaria e paz para a alma.

Gosto particularmente dos trechos: "E a gente faz mágica: vive 32 horas por dia, oito dias por semana, 14 meses por ano - e com um salário microscópico. Fazemos a volta ao mundo com meio tanque de gasolina, dormimos seis horas por noite, sonhamos acordadas o tempo inteiro." e "(...)telefonamos pra nossa mãe ao mesmo tempo em que respondemos o e-mail de um cliente, e se alguém sorri para nós, a gente se aproxima, se arrisca e renasce nessas chances de vida."

Essa é a Martha Medeiros. Na verdade, uma parte dela. E ela fala sobre música, filme, teatro, família, idade, homens...

Ela é, na minha opinião, uma showwoman. Nos resta torcer para que ela continue escrevendo, publicando e divulgando seus pensamentos nesse estilo intimista, como se fosse nossa melhor amiga, naquele bom e velho estilo acolhedor que tanto caracteriza os autores do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário