sexta-feira, 4 de maio de 2012

Delta de vênus - Anaïs Nin‏

Anaís Nin é uma escritora francesa, que nasceu no início do século 20. Aos 11 anos, conheceu os EUA e, desde então, alternou a sua vida entre os dois continentes. Escritora conhecida por uma literatura erótica amplamente divulgada e difundida, Anaïs foi uma das maiores influências intelectuais da sua época.

O livro Delta de vênus nos traz uma compilação de textos eróticos, escritos por encomenda ao preço de um dólar por página. Com diversos fetiches e taras, as histórias tentam tratar da relação sexual da maneira mais crua possível: sem fantasias, enredos mirabolantes e uma ênfase nas descrições do ato em si. Felizmente, Anaïs não consegue atingir esse intento - o que acaba trazendo a nós, leitores, características de uma escrita feminina e um estilo muito pessoal.

Um dos contos que mais gosto se chama O aventureiro húngaro. Nesse texto, temos um homem nobre, o Barão, que se aproveita de mulheres ricas para aumentar a própria fortuna. Conhecido como um amante de marca maior, o Barão acaba se deleitando até mesmo com atos incestuosos com as filhas. Há um trecho em que ele diz, ao encontrá-las adolescentes: "- Como vocês são lindas, as duas. Estou muito orgulhoso de vocês. Não posso deixá-las dormir sozinhas. Faz muito tempo que eu não vejo vocês".
De atos incestuosos e páginas cobertas de lesbianismo, Anaïs Nin dá um show no que se refere à sexualidade não promíscua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário